Na abertura da Feira Internacional do Turismo – FIT Pantanal 2023, na noite de ontem (dia 4), o assunto mais comentado foi a concessão de 800km da BR-163 para o Governo do Estado de Mato Grosso, assinado na manhã do mesmo dia, em Brasília. Presente nos dois eventos, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, pontuou que investir em infraestrutura no estado é fortalecer o turismo. “Escutei o presidente da República elogiar a atitude do governador Mauro Mendes […] ajudando o Brasil num momento importante. Serão R$ 2 bilhões aplicados na rodovia, que serão revertidos em emprego, desenvolvimento e proteção às vidas, pois muitas já foram ceifadas”, discursou Russi.
O deputado Max Russi completou que um estado estruturado atrai a iniciativa privada para investimentos; “temos um grande potencial turístico. Um único estado que possui uma diversidade de belezas que o mundo precisa ver, mas para isso, obras de infraestrutura são necessárias”, frisou o parlamentar.
A relação infraestrutura/turismo também foi destacada pelo secretário Adjunto de Turismo da Sedec-MT, Felipe Wellaton. “A pasta do turismo é transversal e o governador Mauro Mendes sempre nos cobra ações e projetos para cada vez mais desenvolver o nosso turismo, integrando Sema, Sinfra e demais secretarias se necessário for”, frisou.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o turismo é um agente transformador na economia. Ele destacou a Fit Pantanal como a maior feira de fomento ao turismo de Mato Grosso, que tem contribuído muito para o desenvolvimento da atividade. Ele citou números importantes, sejam em arrecadação gerada pelo turismo, com crescimento de 15% entre janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2022, bem como abertura de novas empresas do segmento, que registrou um crescimento superior à 43% no mesmo período, e a certificação de 2,5 mil pessoas com cursos de qualificação profissional na área de turismo.
Concluindo os discursos de abertura do evento, o governador Mauro Mendes reafirmou que o estado está trabalhando forte em favor o turismo, principalmente na área de infraestrutura para melhorar os acessos rodoviários e aéreos às cidades e atrativos turísticos de todo Mato Grosso. “Quando me pergunto por que os grandes centros mundiais de turismo recebem tantos milhões de turistas ao ano, não tenho dúvida, tudo começa pela acessibilidade em todos os momentos da viagem. O Mato Grosso está focado e vamos melhorar as condições de acessibilidade a todos os acessos de municípios turísticos até o final do governo, incluindo a pavimentação de todos os aeroportos do interior”, garantiu.
O governador ratificou a importância da Fit Pantanal para o estado: “retomada do setor, passados cinco anos sem a feira neste formato. Todos sofremos, mas hoje comemoramos 30 anos de Fit, com 38 municípios expondo seus produtos e três biomas que fazem de Mato Grosso um estado único e, para os operadores, relativamente fácil de vender pelo potencial que oferece”, concluiu.
FIT Pantanal 2023
Neste ano, a FIT traz o tema ‘Tudo Isso é Seu’ e conta com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), as entidades parceiras Sebrae-MT, Empaer-MT e Seaf-MT, além de mais 14 instituições apoiadoras.
Hoje, a programação segue com a apresentação de Jhéo Gil na voz e violão, com o Grupo Aldeia Wazare, da etnia Paresi, se apresentando em seguida, às 19h. O Grupo de Siriri Flor de Atalaia vai realizar apresentação de dança às 20h. A atração internacional ficará por conta do Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete, do Paraguai, às 21H, e, mais uma vez, com os espetáculos se encerrando com show da banda Scort Som, às 22h.
No dia 6, a abertura da programação cultural vai ficar com Vinícius Carvalho (voz e violão), com o grupo de Vila Bela da Santíssima Trindade se apresentando em seguida, às 19h, com a Dança do Congo e do Chorado. O Grupo Mascarados, de Poconé (MT), se apresenta às 20h, com o Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete (Paraguai) se amostrando em seguida, às 21h. A banda Pescuma, Henrique e Claudinho encerra as atrações do dia às 22h.
A programação cultural da FIT Pantanal 2023, no último dia (7), vai iniciar mais cedo, às 16h, com o Grupo Raízes do Pantanal (Poconé-MT). Em seguida, às 17h, será a vez da banda de sopros do Instituto Germinando Som – Grupo Nativista Som da Cidade (de Campo Verde-MT). Na voz e violão, Joel Delatorre se apresenta às 18h, seguido, novamente, do Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete (Paraguai), às 19h. A dupla Nico e Lau encerram o último dia da FIT Pantanal 2023, às 20h.
Para fazer a inscrição no evento e conferir a programação completa, acesse: www.fit2023.com.br