O deputado Max Russi (PSB) participou, nesta quinta-feira (28) no Sindicato Rural de Jaciara, da reunião prévia de tratativas para a realização do mutirão de atendimento aos produtores rurais do município, que será promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), nos próximos dias. O objetivo é diminuir dúvidas sobre a regularização rural, através da análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
“Uma das primeiras reuniões de um projeto em andamento no estado é a Sema indo até o produtor, buscando identificar as dificuldades encontradas”, avalia o deputado.
De acordo com Luciane Bertinatto, a intenção é conversar diretamente com o produtor rural e seus responsáveis técnicos, para fornecer informações e orientar para encontrar as soluções adequadas para assegurar a validade dos registros no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
Ela reforçou como fundamental a parceria legislativa, principalmente o fortalecimento das ações através da atuação do deputado Max.
“O Max atua junto e isso é muito importante, porque nós estamos indo a campo, pois estamos aqui para ajudar o produtor rural e fazer com que ele entenda como ele aplica, no Cadastro Ambiental Rural, o código florestal, onde ele pode aplicar a legalidade dentro do seu imóvel”, complementou.
O encontro contou com a presença da prefeita Andréia Wagner (PSB), o presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Alberto Luiz Chiapinotto, dentre outros produtores e responsáveis técnicos.
Crédito Rural — Max Russi tem defendido a contratação de servidores para atuarem na Sema, no intuito de potencializar os serviços prestados pela instituição, bem como as análises dos cadastros ambientais rurais (CARs) de produtores, facilitando acesso ao crédito rural.
No ano passado, ele foi um dos deputados que encabeçou a aprovação da proposta do governo do estado, enviada à Casa de Leis, que possibilita a concretização da nova medida.
De acordo com Luciane Bertinatto, a contratação foi efetivada, após realização de processo seletivo. “ Hoje a Sema conta com 60 analistas de cadastros ambientais”, informou.