Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Lei de Max Russi cria carteira de identificação para portadores de doença celíaca

Publicado em 27 de junho de 2023

Proposta apresentada pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa amplia direitos de celíacos.

O governador Mauro Mendes (UB) sancionou, nessa semana, a Lei nº 12.166/2023 de autoria do deputado estadual Max Russi (PSB), que institui a carteira de identificação para Portadores de Doença Celíaca ou Demais Desordens Relacionadas ao Glúten-DRGS.

Conforme o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, com a “carteirinha” os portadores da doença poderão levar a sua refeição especial em restaurantes, bares, balneários, hotéis e similares sem a cobrança de qualquer taxa.

Max Russi acrescenta que em caso de internação hospitalar, os pacientes diagnosticados e seus acompanhantes terão o direito de receber refeição especial durante todo o período de internação.

A doença

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Quando essas pessoas consomem glúten, o sistema imunológico reage produzindo anticorpos que atacam o revestimento do intestino delgado. Isso pode levar a uma série de sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia, vômitos e perda de peso, além de problemas de saúde em longo prazo como anemia, osteoporose e até mesmo alguns tipos de câncer. A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. Ela provoca atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.

 

 

Redação- José Marques - Assessoria de Imprensa Deputado Max Russi.