Mais de 150 famílias indígenas da zona rural de Querência logo poderão contar com uma patrulha agrícola, que vai ampliar os atendimentos aos moradores da aldeia Aiha kalapalo e extensões. Esse é um dos compromissos firmados pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), nesta terça-feira (20), sob articulação do presidente da Câmara de Vereadores do município, vereador Jean do Coutinho (PSDB). Os vereadores Adeal Carneiro, Luzimar Pereira Luz e Divino Goiamate também reforçaram o pedido.
De acordo com as tratativas, serão destinados R$ 350 mil através de uma emenda parlamentar do deputado para a aquisição do conjunto de equipamentos que vão reforçar os serviços dentro das pequenas propriedades rurais. Conforme o vereador, a intenção é promover a conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade, priorizando atendimento ao pequeno produtor.
“É uma ação necessária, que vai beneficiar aquelas famílias, incentivar agricultura familiar e seus derivados, bem como hortas comunitária e, principalmente, assertividade na produção. O deputado Max Russi é um grande parceiro e tenho certeza de que essa patrulha fará diferença na vida dessas famílias”, destacou Jean.
Autor da proposta que criou o Ser Indígena, benefício atrelado ao Programa Ser Família, para levar auxílio financeiro às comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade, localizadas em território mato-grossense, o deputado Max Russi atua para fortalecer e promover o desenvolvimento econômico social de nosso estado.
Em 2018, enquanto secretário-chefe da Casa Civil, o parlamentar acompanhou e atendeu diversas demandas, que iam de veículos, melhorias em estradas, até o implemento de ações sustentáveis voltadas à população indígena.
“Precisamos fortalecer, dar condições a essas comunidades indígenas, principalmente as que enfrentam situações de vulnerabilidade. O vereador Jean nos procurou, nos trouxe os problemas enfrentados e vamos destinar essa emenda”, assegurou.